Página Principal
Tecnologia

Página Principal
Contato
SAI_ERP
ERP/f
Adicionar aos Favoritos
Cadastro
Mapa do Site
Entre as mudanças mais palpáveis que um sistema de ERP propicia a uma corporação, sem dúvida, está a maior confiabilidade dos dados, agora monitorados em tempo real, e a diminuição do retrabalho. Algo que é conseguido com o auxílio e o comprometimento dos funcionários, responsáveis por fazer a atualização sistemática dos dados que alimentam toda a cadeia de módulos do ERP e que, em última instância, fazem com que a empresa possa interagir, ou seja, uma ordem de vendas dispara o processo de fabricação com o envio da informação para múltiplas bases, do estoque de insumos à logística do produto. Para entender melhor como isto funciona, o ERP pode ser visto como um grande banco de dados com informações que interagem e se realimentam.

Sua empresa está preparada?

É importante entender que o ERP não é simplesmente um software que se compra, instala e usa como um Windows ou um joguinho. Mais do que isso, ele importa em uma revolução que abrange todos os processos internos e deve ser precedido de uma extensa e, muitas vezes, demorada reavaliação de todos os departamentos, suas funções, mecanismos de decisão e formas de atuação. No entanto, não adianta esperar que o sistema sozinho mude a gestão empresarial. É preciso ter em mente que ele é uma ferramenta importante e decisiva, mas quem o comanda, a forma como os dados são inseridos e como as informações são posteriormente digeridas, são itens de suma importância.

Normalmente alguns processos internos precisam ser redefinidos ou redesenhados antes que o ERP entre efetivamente em operação. Porém, assim como a empresa necessita de preparo prévio para receber o sistema, o software também deve passar por adequações a fim de se tornar compatível com a realidade da corporação, seus objetivos e perfil. O casamento deve ser o mais perfeito possível, mas assim como nas relações humanas, os ajustes e correções de rumos são inevitáveis e devem ser colocados em prática na forma mais transparente possível.

É interessante notar que muitas vezes o departamento mais sensível e de maior comprometimento diante da compra de um sistema de ERP é o de recursos humanos. As pessoas, suas funções e características são uma parte primordial em todo o processo, até pelas mudanças no dia-a-dia da empresa, e precisam estar preparadas para a nova forma de operação.

A melhor escolha

Como acontece com qualquer produto, a escolha do ERP passa da funcionalidade pura e simples até como foi o atendimento do vendedor, de referências do mercado ou ainda da melhor atuação de marketing do fornecedor.

Nunca deixe nas mãos de um terceiro a responsabilidade de escolha do sistema que será instalado, pois é a empresa quem conhece o seu dia-a-dia e necessidades. Na década de 90 não era raro encontrar companhias que entraram na onda do ERP por puro modismo e, no lugar de um processo cuidadoso e cercado de vias de informação confiáveis, a rapidez era a tônica, o que custava caro.

A importância do ERP nas corporações

 

Empresa

 

Soluções

 

A B C do ERP
Clientes
Comercial
Suporte
Contato
Parceiros

 

ByTec Group - Av. Nelson Cardoso, 1149/ 16º andar - Jacarepaguá, Rio de Janeiro-RJ, CEP: 22738-900 - Fone: (21) 2423-3030 fax: (21) 2435-2630.
Copyright ByTec Group- Todos os Direitos Reservados.